FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

sábado, 14 de março de 2009

Flashover (Combustão súbita generalizada)

Flashover (Combustão súbita generalizada)
O pior pesadelo para os bombeiros





Nos países que tem estatísticas bem estruturas e detalhadas das causas que provocam a morte dos bombeiros combatendo incêndio dentro das estruturas, é citado o fenômeno do flashover como uma das principais. Inclusive quando se registram mortes pelo desabamento do edifício ou do teto, em muitos casos, antes ocorreu um flashover.

Definição de flashover
Quando há fogo em um espaço confinado existe uma etapa onde a radiação térmica total gera nos combustíveis ali existentes a pirólisis, onde os gases se tornam quentes e há partículas em suspensão. Caso tenha uma fonte de ignição, pode ocorrer uma súbita transição de um incêndio progressivo em um incêndio generalizado. A causa desta mudança de estado é chamada de fashover.

O fenômeno denominado de forma geral como
“flashover” é uma das principais causas de morte entre os bombeiros, de acordo com os registros estatísticos dos países que levam uma contabilidade correta de suas operações



Essa transição para um incêndio generalizado depende de variáveis tais como a influência térmica da radiação e a convecção, que são forças responsáveis por este processo. Além disso, as condições de ventilação, a divisão física, o volume, a geometria do espaço incendiado e a combinação dos gases quentes presentes são responsáveis pelo flashover.

Se você quiser definir o flashover com aspectos físicos possíveis de visualizar ou medir, imagine as chamas, após a adição de oxigênio ao local, através da abertura de uma porta ou janela, gases com temperaturas de 600ºc à altura do teto e correntes de ar quentes ao nível do piso alcançando 20 kW/m2. Vale ressaltar a presença, poucos segundos antes de ocorrer um flashover, de uma nuvem de gases movendo-se no local na forma de um redemoinho.
De maneira geral, o término do flashover é utilizado por muitos bombeiros para descrever uma história de sucesso que culmina em uma rápida escalada do fogo ou ainda em uma explosão acompanhada por uma onda de pressão que rompe as janelas e derruba as paredes. Um fogo confinado que se expande fora de seus limites iniciais. Um fogo que avança perigosamente em uma grande velocidade, através do teto e que, geralmente, suporta o processo. Não é comum a explosão, ainda que possa ocorrer se a onda de pressão e a combustão entrarem em contato como o oxigênio. O ponto onde ocorre a quebra da estabilidade é quando a ventilação causa maior energia que pode se dissipar pelo local incendiado.


Deflagração (desencadeamento) e backdraft
Um incêndio em um local com ventilação limitada provoca normalmente a formação de gases contendo partículas dos produtos que queimam, originadas pela combustão incompleta e a pirólisis. Esta acumulação de partículas pode subitamente entrar em ignição, produzindo uma deflagração, através da entrada de ar fresco no local.
Esta deflagração se move no espaço primitivamente incendiado até que entre em contato com o ar. Este movimento súbito da massa de gases prendidos se denomina, em inglês, backdraf ou backdraught.
Segundo estudos científicos realizados, foram identificados aspectos que nos ajudam a compreender melhor este fenômeno. A investigação foi divida em três fases:
¨ Simulação de exploração,
¨ Modelo para estudar a influência da força da gravidade e
¨ Experimentos quantitativos.

O modelo utilizado é o que descreve como os fluídos de diferentes densidades interagem de maneira tal que existe uma interface vertical entre ambos, o movimento resulta como conseqüência que o fluído de maior densidade vá por baixo do mais leve. Podemos observar esta relação singular através de exemplos, nas avalanches, fugas de gases pesados, na mistura de água salgada e doce, correntes contaminadas e brisas marinhas.

O papel desta interação do backdraft é com relação ao movimento de ar em um espaço pouco ventilado e, às vezes, os bombeiros o definem como uma corrente de ar em um circuito fechado. Muitas vezes pode-se observar quando a pressão dos gases e a fumaça do incêndio são empurradas em direção à uma janela ou porta, formando-se um violento processo de combustão onde há o ingresso de ar no ambiente. A velocidade deste deslocamento e o ingresso é um sinal bastante confiável do nível de ventilação existente no espaço que se deve operar.

Esta troca de correntes não é tão fácil de observar quando existe uma fumaça espessa deslocando-se próxima do piso, pode-se observar a troca, desde o ponto de entrada, porque é algo parecido como um turbilhão, um redemoinho, do tamanho de uma bola de futebol que suga ar fresco do ambiente externo. O backdraft acontece quando a ventilação leva a uma ignição das partículas existentes dentro dos gases de combustão. Quando isso acontece há um som do tipo whooooompf” ou “bang”, seguido de uma violenta explosão que pode derrubar até um prédio, dependendo de sua intensidade. Geralmente ocorre uma grande bola de fogo que sai do espaço incendiado, depois de entrar em contato com o oxigênio externo.

Ignição dos gases de combustão
Há uma ampla variedade de processos de ignição que podem dar inicio a um grande incêndio. Em geral, esse processo começa através da introdução de uma fonte de ignição (oxigênio) no local onde há gases acumulados e onde já está acontecendo um início de incêndio.

Os gases que escapam por uma janela, por exemplo, sem alguma barreira que os contenha, se projetam a longas distâncias, como um disparo, parecido com um jato de fogo.



Fonte
Esta nota é uma tradução adaptada do artigo “Flashover. A firefighter’s worst nightmare” publicado na revista norte-americana Fire & Rescue, de abril de 2003.

Sobre o autor
Paul Grimwood foi bombeiro durante 26 anos, no Reino Unido e nos EUA. Escreveu mais de 50 artigos técnicos e o livro Fog attack. Como estrategia e tática seus suportes foram internacionalmente reconhecidos e seu nome é mencionado em diversos trabalhos de estudiosos e colegas. Aqueles que querem conhecer mais sobre seus trabalhos podem ir ao sait: www.firetactis.com

Nenhum comentário: